Uma grande sala, localizada no quarta andar do Castelo. Era grande, espaçosa e bem arejada. As janelas, que se situavam do lado direito da sala, não possuiam cortinas, para se aproveitar a luz do sol nas aulas de manhã e à tarde. As carteiras eram douradas, no estilo vitoriano, com patas de leões nos seus pés. Abaixo da carteira, algumas gavetas para se colocar livros, além de um fundo falso em um lugar diferente para cada carteira, e apenas quem sentava nela poderia saber onde era este local secreto. A mesa da professora era grande e muito espaçosa. Com detalhes vitorianos e quase barroco. Os pés das mesa eram patas de leão, gavetas estavam abaixo da mesa, como nas carteiras dos alunos. Porém, as gavetas da mesa da professora eram trancadas por feitiços especiais, pois ali eram guardadas provas, trabalhos, etc.
Do teto pendiam dois magníficos lustres, incrustados com pedras semi-preciosas e dourado. As velas do lustre eram acesas durante as aulas à noite, por meio de feitiços. O teto, de gesso, possuia alguns detalhes em dourado, e lembravam igrejas e obras barrocas do século XVII.
No final da sala, uma escada levava para uma sala com uma porta estranha, de madeira. Lá estava situada uma sala a muito tempo usada para pequenas 'voltas ao tempo'. A professora programava a sala para mostrar algumas cenas de guerras, deuses, ninfas, matanças, segredos ocultos, sociedades secretas, etc. Tudo isso para enriquecer as aulas e fazer mais aulas práticas e sair da rotina.